Quem sou eu

Minha foto
As pesquisas nesse blog são de âmbito pessoal sem pretensão acadêmica. Fiquem a vontade e continue suas pesquisas. Somos do drama a comedia. Do lúdico ao real. Da informação ao humor. da responsabilidade a loucura. Somos o Teatro de Cozinha

terça-feira, 27 de março de 2012

✍ *PESQUISANDOporAI* ✍ TEATRO ROMANO

Quadrigas, Plauto, Pantomimas, Gladiadores, Teatro de Pompeu e Sêneca.

No teatro romano a causadora de sua existência foi a politica de “Romanização” que é a multiplicação da cultura Romana por causa desse fato foram construídos teatros, anfiteatros, circos, fóruns e templos com a intenção de atender o lazer e diversão dos cidadãos.

O circo era utilizado para corridas de cavalos e quadrigas.

O anfiteatro para luta de gladiadores.

O teatro para encenação de peças gregas e romanas.

As características do teatro romano derivam do teatro grego representações religiosas de carácter sério ou satírico, visto que a própria arquitetura romana deriva da arquitetura grega do período helenístico. O teatro em Roma era construído em madeiro e ao final da “temporada” ele era destruído era proibido construir teatro permanente, mas para burlar essa proibição foi construído o Teatro de Pompeu com templo para que não fosse destruído.

O maior dramaturgo dessa época em Roma é Plauto. “As 21 peças gênero comédia estão entre as obras mais antigas em latim preservadas integralmente até os dias de hoje, são quase todas as adaptações de modelos gregos para o público romano. Seus trabalhos foram também fonte de inspiração para muitos renomados escritores, tais como Shakespeare, Molière e outros. Não era filósofo, nem moralista, nem psicólogo, mas criou tipos que são imitados por literatos de sua época e da atualidade.” (As parte entre Aspas foram retiradas de Wikipédia, a enciclopédia livre). As peças de Plauto reproduzem com fidelidade o modo de vida dos Romanos na época, seus personagens são de origem popular escravos mentirosos, ladrões, velhos, soldados, fanfarrões e assim vão. Os temas são casos de amor ou confusão decorrente de troca de identidade.

  Os textos eram traduzidos do Grego para Romano, mas tarde os romanos começam escrever peças adaptando temas Gregos ou inventando temas Romanos baseando-se nos acontecimentos históricos. No final da república as pessoas perderam o interesse pelo teatro tradição por causa da concorrência corridas e lutas de gladiadores.
Por esse motivo foi criado o gênero teatral mas simples Pantomimas onde tinha um ator, sem falas apenas dançava, fazia gestos e era acompanhado por músicos, coro e mimos. No ocidente Sêneca queria ressuscitar a tragédia tentativa sem sucesso por que as pessoas preferiam os espetáculos de Pantominas e Mimos por serem simples e de fácil entendimento para os menos instruídos.
O ofício teatral era mau visto na época então os atores normalmente eram escravos ou homens que compravam sua liberdade e as mulheres não participavam e as que participavam tinham má reputação por isso que os papeis femininos também eram feitos por homens.
Os imperadores começaram a almejar mais realidade no teatro e se tivesse uma cena de morte trocava-se o ator por um condenado a morte e eles eram executados em cena dando assim mais veracidade ao espetáculo.
A igreja começa a ver com maus olhos esse gênero artístico, mas isso fica para Idade Média.


Pesquisa básica internet e bate papo por ai ✍

Um comentário:

  1. Não é de hoje q as políticas de dominação cultural através das artes têm importância crucial nos impérios. Grécia, Babilônia, Pérsia, Roma, China, Grã-Bretanha, EUA, etc.

    Todos os impérios procuram alguma forma de afirmação cultural paralela ao domínio territorial e bélico.

    ResponderExcluir

"Ser ou não ser, eis a questão" A questão é que resolvi ser, ser da arte do amor. Obrigada pela visita e pelos seus comentários não se acanhe fale o que pensa sobre as postagens as criticas ajudam a melhorar. OBRIGADA ☆