![]() | |
Van Goh |
Faz oposição ao impressionismo à intenção do artista é de recriar o mundo e não apenas absorve-lo da forma que é visto é contra a objetividade da imagem. O Expressionismo é decadentista, ou seja, de maneira decadente de se ver, deformação da realidade. Começa na Alemanha num cenário de guerra onde as artes mostram um estado psicológico e denuncia uma sociedade que se considera doente, carente de um mundo melhor.
“Pode-se dizer que o Expressionismo foi mais que uma forma de expressão, ele foi uma atitude em prol dos valores humanos num momento em que politicamente isto era o que menos interessava.”
O principal percursor foi o pintor holandês Vincent Van Goh, ele serviu como fonte de inspiração para pintores como: Érico Heckel, Francisco Marc, Paulo Klee, George Grosz, Max Beckmann, entre outros. O expressionismo também atinge as outras formas de arte como literatura, cinema, teatro. Na literatura as obras refletem a crise de consciência que tomou conta da sociedade antes e depois da Primeira guerra.
“Em nosso país o movimento também foi importante. Podemos destacar, nas artes plásticas, os artistas expressionistas mais importantes: Candido Portinari, que retratou em suas telas a migração do povo nordestino para as grandes cidades e a vida dos agricultores, operários e desfavorecidos. Outros representantes do expressionismo brasileiro: Anita Malfatti - pode ser considerada a artista que introduziu as vanguardas europeias em território brasileiro. Retrataram em suas obras retratos nus, cenas populares cotidianas e paisagens. Usou cores fortes e violentas em suas obras. Lasar Segall - é considerado o primeiro artista a introduzir o expressionismo alemão em território sul-americano. Uma de suas obras mais conhecidas é "Emigrante Navio" de 1939. Osvaldo Goeldi (autor de diversas gravuras). As peças teatrais de Nélson Rodrigues apresentam significativas características do expressionismo.”
![]() |
Obra de Candido Portinari |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Ser ou não ser, eis a questão" A questão é que resolvi ser, ser da arte do amor. Obrigada pela visita e pelos seus comentários não se acanhe fale o que pensa sobre as postagens as criticas ajudam a melhorar. OBRIGADA ☆