Quem sou eu

Minha foto
As pesquisas nesse blog são de âmbito pessoal sem pretensão acadêmica. Fiquem a vontade e continue suas pesquisas. Somos do drama a comedia. Do lúdico ao real. Da informação ao humor. da responsabilidade a loucura. Somos o Teatro de Cozinha

quarta-feira, 28 de março de 2012

✍ *PESQUISANDOporAI* ✍ TEATRO NA IDADE MÉDIA


O teatro Medieval nasce com a queda do Império Romano não há muitos registros dessa época por que nesse período a igreja começa a perseguir essa arte. Mas antes dessa perseguição eles usufruíram do teatro para trazer o povo para igreja já que na época as missas eram feitas da seguinte maneira.
 A igreja tinha um altar que não podia ser visto pelo povo então ficava isolado, o Padre era o único que via o altar então ficava de costa para o povo e para piorar a missa era feita em Latim. As pessoas ficavam em pé ou ajoelhadas durante um bom tempo e sem entender nada por que os únicos que falam latim eram membros do clero.
Com essa dificuldade o povo começou a deixar de ir às missas à igreja percebeu que havia algo errado resolveram dramatizar cenas da bíblia mesmo sendo com as falas em latim as pessoas assistiriam a interpretação dos fatos esses espetáculos eram chamados de Mistério. Com isso a igreja começou a encher e não havia mais espaço, migraram as apresentações para pátio e depois para praça de frente a igreja. O teatro na época era para ensinar a moral e os bons costumes eles abominavam os valores Romano e queriam combater.
Os oficias das Guildas associações de artesãos de um mesmo ramo (sapateiros, alfaiates etc.) são quem trás o teatro para fora da igreja. Os comerciantes querem ter mais espaço na sociedade então à igreja dá a cada guilda um Santo para que eles possam criar um espetáculo e contar à história que fez essa pessoa ser chamada de Santos esse tipo de espetáculo era chamado de Milagres, eles acabam criando sua própria história que agora não era mais latim nasce o teatro popular unindo o religioso com histórias profanas como dizia a igreja.
Essas apresentações eram feitas em praças e encima de carroças. Os oficiais das guildas perceberam que poderia ganhar dinheiro com essa apresentação montavam um carroção e saindo em excursão com peças cômicas fora dos padrões da igreja tendo como personagem de destaque o Diabo que era o personagem mais engraçado da época.
Os grupos se profissionalizaram e dois gêneros foram criados: As comédias bufas chamadas de SOTIES (Tolices) com intensões politicas e sociais e a FARSA que satiriza o cotidiano. A farsa do Advogado Pathelin é um registro sobrevivente da época considerada a primeira comédia da literatura francesa criada por volta de 1460 criticava e satirizava os costumes das duas fortes classes sociais da França os comerciantes e os homens das leis.
A igreja ao perceber que as apresentações não era mais em caráter religioso começa a perseguir os artistas assim destruindo quase todo registro da época. Sabemos que havia nos espetáculos músicos, poetas, malabaristas, contadores de história que mais tarde iam forma os chamado Trovadores, mas isso fica para outra oportunidade.

Autores Medievais

No século XII, Jean Bodel é o autor do ''Jogo de Adam'' e do ''Jogo de Saint Nicolas''. Os Miracles (milagres), como o de ''Notre-Dame'' (século XV), de Théophile Rutebeuf, contam a vida dos santos. E, nos mistérios, como o da ''Paixão'' (1450), de Arnoul Gréban, temas religiosos e profanos se misturam. A comédia é profana, entremeada de canções. ''O Jogo de Robin et de Marion'' (1272), de Adam de la Halle, é um dos precursores da ópera cômica.




Pesquisa básica sem muita referência (internet e papos por ai)
Favor continuar pesquisando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Ser ou não ser, eis a questão" A questão é que resolvi ser, ser da arte do amor. Obrigada pela visita e pelos seus comentários não se acanhe fale o que pensa sobre as postagens as criticas ajudam a melhorar. OBRIGADA ☆