Quem sou eu

Minha foto
As pesquisas nesse blog são de âmbito pessoal sem pretensão acadêmica. Fiquem a vontade e continue suas pesquisas. Somos do drama a comedia. Do lúdico ao real. Da informação ao humor. da responsabilidade a loucura. Somos o Teatro de Cozinha

terça-feira, 27 de março de 2012

✍ *PESQUISANDOporAI* ✍ NASCIMENTO DO TEATRO.

O teatro nasceu com o homem à civilização primitiva através de suas necessidades. A necessidade de comunicar fez com que os primitivos criassem a técnica de desenhos nas paredes para registros históricos e seu teatro primitivo era uma espécie de danças dramáticas coletivas que interpretavam seu dia a dia como se fosse uma celebração. Percebemos nesse fato que o teatro não nasce na Grécia nasce com o desenvolvimento dos homens com a intenção de celebrar, rituais agradecimentos a perdas ou ganhos.
O TEATRO NA GRÉCIA
Os estudiosos dizem que teatro nasce na Grécia por que é nesse período que começamos a ter registros palpáveis dessa arte. O teatro grego que tido como clássico iniciado a parti de cerimonias também festa em homenagem ao Deus Dionísio ou Baco deus do vinho e fertilidade.
Essas festas eram procissões chamadas de Ditirambos que a cada tempo ficava mais elaborada e com isso nasciam os diretores de Coro, que eram os organizadores das procissões onde os participantes se cantavam e dançavam e encenavam diversas cenas sobre Dionísio.
Nessa época era utilizado mascaras nos atores, pois como havia um grande número de participantes e muita gente para assistir ocorria dificuldade em escutar as falas e as mascaras ajudavam a visualizar o sentimento da cena.
O coro era composto por narradores da história que relatavam através do canto e dança sendo os intermediários entre o ator e plateia e trazia os pensamentos e sentimentos à tona, além de trazer também a conclusão da peça.
O corifeu era o representante do coro que se comunicava com a plateia. Téspis foi o primeiro diretor de coro e em uma ocasião ele subiu ao tablado para responder o Coro dizem que era o deus Dionísio o representando foi o primeiro a responder o coro dessa ocasião surgi os diálogos e Téspis tornou-se o primeiro ator grego.
Os estilos mais conhecidos do teatro Grego e a TRAGÉDIA e COMÉDIA os principais dramaturgos da época são: Ésquilo conhecido como pai da tragédia e Sófocles, um dos mais importantes escritores de tragédia ao lado de Ésquilo. Os temas mais representados  da época eram tragédias relacionadas a fatos cotidiano, problemas emocionais e psicológico, lendas e mitos e as homenagens ao deuses Gregos. Na época os teatros eram ao ar livre, aproveitavam montanhas e colinas que serviam de arquibancadas e a acústica era perfeita.
A comédia veio em 488 A.C e tem como principal dramaturgo Aristófanes que se inspiram na vida de Atenas e que se caracterizam pela crítica aos governantes e na comédia nova teve Menandro que fazia textos onde a política já não era um dos temas explorados, preferindo-se enredos que giravam em torno de identidades falsas, intrigas familiares e amorosas.





Pesquisa básica sem muita referência (internet e papos por ai)
✍ Favor continuar pesquisando.

Um comentário:

  1. Buy Instagram Followers
    WOW, Amazing article. Fascinating to read. I love to read such an excellent article. Thanks! It has made my task more and extra easy. Keep rocking.

    ResponderExcluir

"Ser ou não ser, eis a questão" A questão é que resolvi ser, ser da arte do amor. Obrigada pela visita e pelos seus comentários não se acanhe fale o que pensa sobre as postagens as criticas ajudam a melhorar. OBRIGADA ☆