Quem sou eu

Minha foto
As pesquisas nesse blog são de âmbito pessoal sem pretensão acadêmica. Fiquem a vontade e continue suas pesquisas. Somos do drama a comedia. Do lúdico ao real. Da informação ao humor. da responsabilidade a loucura. Somos o Teatro de Cozinha

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Chapeuzinho Amarelo em conspiração jantar– Comer bem, Para viver bem.




1º Ato

Chapeuzinho entra em cena cantarolando
Pela estrada fora eu vou bem sozinha
Levar esses doces para a vovozinha
Ela mora longe e o caminho é deserto
E o lobo mal passeia aqui por perto
Mas à tardinha, ao sol poente
Junto à mamãezinha comerei um docinho e dormirei contente
Chapeuzinho – Hoje vou jantar na casa da vovozinha o pior é ela tem a mania feia de natureba viciada em vitaminas, proteínas e sais minerais. HHAAA! Legumes, verduras, frutas eca! E as guloseimas ficam todas para final quando não cabe mais nada nessa barriguinha. Ou droga!
Chapeuzinho distraída pisa em um animal que está deitado coberto de folhas – É um Porco que relincha e depois ruiva
Porco– Ai! Pisa por onde anda. Quero dizer olha por onde pisa menina.
Chapeuzinho – Aff! Poderia ficar pior um Lobo rabugento. (Chapeuzinho olha estranhando o animal)Ops! Não era pra você ser um Lobo?
Porco– Era! Mas você sabe como a situação esta difícil apareceu essa vaguinha e eu peguei. E outra cansei de ser perseguido de ser a vitima e ficar com a maça na boca (repreendendo) E eu não sou rabugento! Sou feroz, sou o Lobo Mal, digo Porco mal muito mal...
Chapeuzinho – Ui! Depois da gripe suína ele ta se achando o todo poderoso, o perigoso aHHhh
Porco- Cuidado, olha a morfiga.
Chapeuzinho – (Sem entender) – O que? Morfiga.
Porco– É olha. (Aponta para o chão)
Chapeuzinho – Isso se chama FORMIGA.
Porco– (Sem Jeito) Eu sei só que essa é da espécie das morfigas nome cientifico entende.
Chapeuzinho – (Revoltada) – Agora eu vi mesmo um Lobo. Na verdade um Porco rabugento e metido a biólogo.
Porco– (Querendo assustar) – É Lobo Mal, digo é porco mal, muito mal. (Cantando) “A minha pele é rosa não uso espelho pra me pentear sem botinha e sem meia e só na lama eu sei rolar, sem bacon na festa eu sou o dono da floresta pertenço os 10 mais AHHHHhhh ....(Desafina)...
Chapeuzinho – (Interrompe) – Sei dono da floresta e muito mal. (revoltada) Ah! Para com isso Lobo, não força você quase enfartou por causa de uma formiguinha.
Porco– (Indignado) – Fique você sabendo menina levada que esse pequeno ser tem seu papel para o equilíbrio do meio ambiente, todos nós temos é um ciclo. Ciclo e equilíbrio ameaçados pelos animais de sua espécie.
Chapeuzinho – (Arrependida)- Ta me desculpe não tenho esse direito de lhe questionar vou ser mais cuidadosa com os seres da floresta com ela em geral. Agora tenho que ir Lobo, foi mau Porco.
Porco – É Porco Mal, muito mal.
Chapeuzinho – (Estranhando) – Ta Porco mal, muito mal. Seria mau se fosse um Javali, mal do intestino se soltasse aqueles peidos do Bumba (Risos)
Porco – Engraçadinha você.
Chapeuzinho - (desanimando) Tudo bem Porco agora tenho que ir jantar na casa da vovozinha.
Porco– (Irônico) – Nossa e esse é seu animo? Sua presença vai anima-la muito
Chapeuzinho – Ahhh! Não enche Porco se não teremos porquinho no jantar.
Porco - (Sarcástico) Seria o peixe? Peixe porquinho?
Chapeuzinho-(Irritada) – AHHH para já vou ter uma noite daquelas na casa da Vovó.
Porco– (Recordando-se) – ÉE eu sei já fui às festas na casa da Vovó, festa de arromba bicho fica pra história. A Vovó sabe fazer a floresta ferve sem botar fogo na floresta.
Chapeuzinho – O que?
Porco– Nada, nada não e o que leva na cesta?
Chapeuzinho – Isso é minha salvação GULOSEMAS, doces, bolos hum! Uma delicia.
Porco – Adoro GULOSEMAS. Vou me melecar todo.
Chapeuzinho – Por favor, Porco toda vez que você tenta me roubar você sempre sai perdendo porque o Lenhador vem e tira você da jogada.
Porco  – (Esperto) – Ah! Mas isso era o Lobo agora eu sou o Porco e dessa vez eu tenho um plano ao invés de te roubar no final da história eu vou te roubar no começo.
Chapeuzinho – (Desesperada) – AHH! Mal chegou já que mudar a história. Me rouba no final da história, por favor.
Porco– Pra que para vim o Lenhador e acabar com a festa e eu acabar que nem Lobo.
Chapeuzinho – Tem que me ajudar.
Porco – (Indignado) – Agora que eu num to entendendo nada com pitibiriba nenhuma. Eu um Porco mal, muito mal ajudar você a Chapa me economiza você acha que é bagunçado, já to dando a maior vantagem que só vou roubar a cesta por que na verdade dizem as más línguas que eu deveria te devorar. Cruzes! Longe  de mim você é muito colesterol.
Chapeuzinho – Num precisa ir ser tão Porco, digo tão Ogro. E até parece que você é tão mal assim, você é um Porquinho lembra-se do Leitão do ursinho PUFF, seremos como a Menina e o Porquinho, você será meu Baby.
Porco – Custa sim minha reputação. Isso não é coisa nem de Lobo Mal e muito menos Porco mal muito mal. E se a alcateia descobrir manda caçar minha licença e olha que me custou as economias pra ter essa licença de Lobo. Não sou Lobo e nem Porco na pele de cordeiro.
Chapeuzinho – Mas os dois saíram ganhando nessa história seu Porco muito mal (risos).
Porco – (Desconfiado) – Nada de Lenhador?
Chapeuzinho – Nada.
Porco – Nada de barriga vazia?
Chapeuzinho – Nada.
Porco - AH! Vamos nessa.
Chapeuzinho – Beleza presta atenção que eu só vou falar uma vez. Eu e você...
Porco – (Interrompe) – O desmatado vai à frente (risos)
Chapeuzinho – (De cara feia) – Engraçadinho, você e eu vamos até a casa da Vovó chegando lá eu entro e fico enrolando ela então você entra e pau!
Porco – (Grita fazendo drama) – Não! Como pode ser tão fria e calculista chapeuzinho. Ah! Meu Deus a que ponto chegou o ser humano. A própria neta planejar o fim da avózinha e ainda quer me envolver nesse crime horrendo. Eu me recuso. (grita) Policia! Chapeuzinho eu prefiro morrer pobre, fomento a fazer mal a alguém... Policia!
Chapeuzinho agarra o Porco e cala a boca dele
Chapeuzinho – Eu hem! Ta louco eu só queria que você entrasse na casa da Vovó e roubasse todas as frutas, verduras e legumes.
Porco – (Rindo) O que você quer que eu roube? A comida do jantar da Vovozinha por quê?
Chapeuzinho – (Sem graça) – Porque eu não gosto.
Porco – E do que você gosta chapa?
Chapeuzinho - Tudo que é doce e salgado.
Porco – Resumindo nada nutritivo! Crianças. Legumes e verduras são ótimos para saúde fazem bem principalmente pra mim que gasto muita energia no trabalho.
Chapeuzinho – (Irônica) – Não sabia que contar carneirinhos nos sonhos cansava tanto.
Porco – (Sem jeito) – Não seja deselegante eu trabalho o tempo todo e voltamos ao assunto. Chapa esse é o maior absurdo que você disse nessa peça MASTER- HIPER- MEGA- absurdo.
Chapeizinho– Absurdo é me obrigar a comer uma coisa que não gosto e as minhas escolhas onde fica, a liberdade eu estou num país livre néh?
Porco – Sim Chapa está, mas você é muito nova para responder por você por isso existem seus pais para te ajudar a descobrir coisas e uma delas é entender a importância dos legumes, verduras e frutas em sua vida.
Chapeuzinho – (Sarcástica) - Não me venha com essa de que é para saúde. Saúde é o que interessa e o resto não tem pressa e bláblá blá.
Porco – Oh! Eu não queria falar, mas to achando você meio derrubada. Anêmica sente- se bem?
Chapeuzinho – É claro.
Porco - Xiiii Isso é falta de beterraba.
Chapeuzinho – A Por favor! No que ela vai me ajudar?
Porco – Não sabe nada sobre alimentação mesmo?
Chapeuzinho – NÃO!
Porco - O que é isso?
Chapeuzinho – Horas bolas uma abóbora.
Porco – Também é conhecida como  de Jerimum no norte e no nordeste do pais. Ela é riqueca em vitamina A, cálcio e ferro as sementes são calmantes e refrescantes e ainda ajuda a expulsar a lombriga Solitária combate a bronquite também. E sabe o que é isso?
Chapeuzinho – (Animada) – É uma batata
Porco – Nossa que evolução.
Chapeuzinho – (Cara feia) Para PorcoOOoo!
Porco – Esse é o Rei Batata veio do Chile ou do Peru não se sabe ao certo tem vitamina A-B1-B2 e vitamina C e fica bom com qualquer legume tem carboidratos  importante para manter o funcionamento do sistema nervoso e para produzir energia para a atividade física, correr, brincar estudar e trabalhar.
Chapeuzinho – Eu adoro sopa de batata, e de batata frita.
Porco – E essa se chama Berinjela também possui carboidrato, água, proteínas, Lipídios e sais Minerais. A Berinjela combate desnutrição, bom para estomago e para pele. E por ultimo mais não menos importante a Beterraba.
Chapeuzinho – É isso que me falta?
Porco – Sim porque além de ser nutritivo combate a anemia, ansiedade, nervosismo, prisão de ventre e tosse. Sabia Chapa que ela também é boa para coração um copo de 100 ml de suco de beterraba toda manhã estimula.
Chapeuzinho – Nossa existe muitos vegetais, legumes e frutas que são muito importantes. Porque não aprendemos isso na escola?
Porco – Chapa não é só na escola que podemos aprender isso. Você pode aprender lendo um bom livro, freqüentando uma biblioteca até a internet ela não é só redes sociais e jogos. Temos que sempre ter vontade de aprender, mas seria uma boa educação alimentar nas escolas uma matéria sobre isso.
Chapeuzinho – É verdade muitas crianças não devem gostar de legumes por não conhecer o seu valor.  Vou levar essa sugestão a minha escola, eles vão adorar e sei que vão aderir rapidinho, fazer palestra, discussão nas aulas e quem sabe até criar uma horta.
Porco – Isso tem que ter iniciativa participar ativamente na sua escola no seu bairro, e quem vai lhe dar toda essa energia e saúde são nossos amigos carboidratos, lipídios, proteínas e sais minerais através dos legumes que você vai comer.
Chapeuzinho – É mais depois de comer tudo vou poder comer um docinho?
Porco – Claro! Não precisa para de comer doce e salgado tem que haver o equilíbrio lembra. Eu vou te apoiar com essa ideia em  sua escola eu já fui ativista sabia?
Chapeuzinho - Mas acho que não será legal eu aparecer com um Porco na escola.
Porco – Por quê? Gripe suína? To vacinado viu
Chapeuzinho – (Caçoando) – Não porque você é o Porco Mal. Muitoooo mal.
Eu sou o Porco mal, Porco mal, Porco mal
Eu gosto de legumes e de mingau
Hoje estou contente, vai haver festança
Comer muitos legumes para encher a minha pança.
(Os dois riem – música alta do Porco Mal – apagam-se as luzes)
Texto Adaptado: Tais Medeiros

2 comentários:

  1. Muito boa a ideia do blog! Bem original, ADOREI ♥
    Estou seguindo ta?
    Beijoos
    Sah
    saahandradee.blogspot.com

    ResponderExcluir

"Ser ou não ser, eis a questão" A questão é que resolvi ser, ser da arte do amor. Obrigada pela visita e pelos seus comentários não se acanhe fale o que pensa sobre as postagens as criticas ajudam a melhorar. OBRIGADA ☆