Quem sou eu

Minha foto
As pesquisas nesse blog são de âmbito pessoal sem pretensão acadêmica. Fiquem a vontade e continue suas pesquisas. Somos do drama a comedia. Do lúdico ao real. Da informação ao humor. da responsabilidade a loucura. Somos o Teatro de Cozinha

sexta-feira, 30 de março de 2012

✍ *PESQUISANDOporAI* ✍ TEATRO NO RENASCIMENTO


 

Uma cultura clássica, movimento nasce na Itália e ao contrario do teatro Medieval o homem, e não Deus passa a protagonizar a cena. O Movimento renascentista “época que se seguiu às grandes navegações, aos descobrimentos de novas terras, à invenção da imprensa e divulgação das grandes obras da antiguidade, traduzidas para os idiomas europeus”.

O gênero de teatro na época é as  ATELANAS - Farsa popular que nasce na Itália e tem personagens fixas apresentadas com mascaras de madeira com a parte do queixo de fora para os atores poderem falar, originalmente é feita através de improviso e esse tipo de teatro que influencia o nascimento da Commedia Dell’ Arte.

A Commedia Dell’Arte é um teatro que resgata os carroções da idade media, eles são dividos em famílias onde desde criança são treinados. Um teatro extremamente popular, mas não necessariamente era feito por pessoas do “POVÃO” os integrantes tinham que saber ler e escrever. “As encenações da commedia dell'arte baseiam-se na criação coletiva. Os diálogos são improvisados pelos atores, que se especializam em personagens fixos: Colombina, Polichinelo, Arlequim, o capitão Matamoros e Pantalone”. Os cenários são muito simples - um telão pintado com a perspectiva de uma rua. “Na commedia, surgem atrizes representando mulheres”.
O teatro no renascimento na Inglaterra surge em de 1562 a 1642 com o nome de Teatro Elisabetano. O rei nessa época não tem tanto poder por causa do Parlamento e como os componentes do parlamento moravam longe resolveram compra casas perto palácio.
Tantos os componentes quanto o rei para mostrar que possui status e dinheiro promoviam festas e contratavam pessoas para animar, malabarista e declamadores de poemas então começam a fazer peças de teatros e os duques começaram a investir nessas companhias. As peças são uma mistura de seria com cômico os temas são variados mitologia, literatura medieval ou renascentista e a linguagem misturam versos rebuscados à prosa, mas descontraída.
 “A casa de espetáculos, de forma redonda ou poligonal, tem palco em até três níveis para que várias cenas sejam representadas simultaneamente. Circundando o interior do edifício, num nível mais elevado, ficam as galerias para os espectadores mais ricos. Os mais simples ficam em pé, quase se misturando aos atores no nível inferior do palco. Uma cortina ao fundo modifica o ambiente”.

Autores Elisabetanos :

William Shakespeare

Christopher Marlowe com a peça ''Doutor Fausto

Ben Jonson com a peça ''Volpone"

Thomas Kyd com a peça ''Tragédia espanhola''

 

Já na Espanha há coisa foi mas ou menos diferente. O rei criou um palácio era enorme e trouxe todos os fidalgos para morar nele para assim concentrar o poder nesse caso o rei é quem manda e não a aristocracia. Mas com todo aquele povo morando no mesmo lugar sem nada pra fazer num tédio profundo resolveram criar um concurso de poesias e depois peças de teatro, eles estudavam profundamente as obras clássicas.

As peças são feitas em ritmos rápidos com ações que se entrecruzam. Os temas são mitológicos com mistura de elementos locais e cheios de sentimento religioso. As casas de espetáculos são chamadas de Corrales o palco é em diversos níveis e não há cenário. O palco fica no centro de um pátio coberto.


Autores espanhóis

Fernando Rojas (Celestina)

 Miguel de Cervantes (Numância)

Felix Lope de Vega ''O melhor juiz, o rei’. 

  Pedro Calderón de la Barca ''A vida é sonho''

Tirso de Molina ''O burlador de Sevilha''.

 



Pesquisa básica sem muita referência (internet e papos por ai)
Favor continuar pesquisando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Ser ou não ser, eis a questão" A questão é que resolvi ser, ser da arte do amor. Obrigada pela visita e pelos seus comentários não se acanhe fale o que pensa sobre as postagens as criticas ajudam a melhorar. OBRIGADA ☆