Quem sou eu

Minha foto
As pesquisas nesse blog são de âmbito pessoal sem pretensão acadêmica. Fiquem a vontade e continue suas pesquisas. Somos do drama a comedia. Do lúdico ao real. Da informação ao humor. da responsabilidade a loucura. Somos o Teatro de Cozinha

quinta-feira, 12 de abril de 2012

✍ *PESQUISANDOporAI* ✍ TEATRO REALISTA

O teatro realista vem para romper o idealismo romântico que tem o sentimentalismo a flor da pele já realismo traz com uma grande força a questão da critica do homem, acredito que podemos chamar de RAZÃO X EMOÇÃO. Nasceu na França na primeira metade do século XIX e deu inicio também a outro movimento o “Naturalismo” tendo diversas características em comum e terminando no mesmo período, mas o naturalismo tinha aspectos, mas brutal e doentio, como assédio sexual.
O teatro realista traz aos palcos problemas do cotidiano e o herói burguês do romancismo é substituído por personagem do dia-a-dia a linguagem se torna informal, popular  bem diferente da linguagem trabalhada do romantismo.
“O primeiro grande dramaturgo realista é o francês Alexandre Dumas Filho (1824-1895), autor da primeira peça realista, A Dama das Camélias (1852), que trata da prostituição, fora da França, um dos expoentes é o norueguês Henrik Ibsen (1828-1906). Em Casa de Bonecas, por exemplo, trata da situação social da mulher. São importantes também o dramaturgo e escritor russo Gorki (1868-1936), autor de Ralé e Os Pequenos Burgueses, e o alemão Gerhart Hauptmann (1862-1946), autor de Os Tecelões. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Realismo)
  
As caraterísticas a serem seguidas no realismo são: Veracidade demostrando o que ocorre na sociedade - Contemporaneidade descrevendo sobre coisas reais que de fato acontece - Retrato fiel das personagens descrevendo o caráter - Gosto pelo detalhe com uma narrativa lenta e detalhada - Amor à mulher é objeto de prazer e adultério - Denuncias das injustiças sociais mostrando há todos sem pudor, o realismo sempre busca uma explicação lógica para atitude dos personagens.
No Brasil o teatro realista nasce através do cenário econômico, estávamos vivendo nossa primeira crise de muitas após a independência.  O fim do negocio do navio negreiro acelerando a crise da economia açucareira e a atenção voltada ao movimento na Europa é primordial para surgimento do realismo e seus segmentos artísticos. “Assim, em 1881 Aluísio Azevedo publica O Mulato (primeiro romance naturalista brasileiro) e Machado de Assis publica Memórias Póstumas de Brás Cubas (primeiro romance realista do Brasil). Lembrando que Machado de Assis foi o principal escritor do Realismo no Brasil, suas principais obras foram: Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba e Dom Casmurro”. 
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Realismo)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Ser ou não ser, eis a questão" A questão é que resolvi ser, ser da arte do amor. Obrigada pela visita e pelos seus comentários não se acanhe fale o que pensa sobre as postagens as criticas ajudam a melhorar. OBRIGADA ☆