Quem sou eu

Minha foto
As pesquisas nesse blog são de âmbito pessoal sem pretensão acadêmica. Fiquem a vontade e continue suas pesquisas. Somos do drama a comedia. Do lúdico ao real. Da informação ao humor. da responsabilidade a loucura. Somos o Teatro de Cozinha

terça-feira, 3 de abril de 2012

✍ *PESQUISANDOporAI* ✍ TEATRO ROMÂNTICO



O Teatro Romântico inicia-se na Europa no século XIX e vem apoiado à tradição da tragédia clássica e da comédia clássica do teatro shakespeariano. Nasce logo após o Neoclássico que tinha como base as ideias Iluministas onde o teatro era feito para Aristocracia. Já o romantismo vai fazer contraste ao iluminismo que o teatro agora será para "Os Burgueses - Os novos ricos”
O romantismo rompe com as três regras do teatro clássico (tempo, espaço, ação) agora as peças passam do verso á prosas. O teatro se voltou para melodrama onde as peças explodiam sentimentos que encantavam o publico.Os atores começam a ser reconhecidos e vistos como estrelas ou monstros sagrados, que é a estrela do espetáculo e quase sempre dono da companhia. Ele contratava o ensaiador, pois na época não existia diretor,
distribuía as falar aos atores e eles ensaiavam, mas cada um só tinha acesso a sua fala.

 A apresentação no palco era da seguinte maneira: Coro atrás sempre fora do foco e a estrela do espetáculo, o MONSTRO SAGRADO fica no proscênio com toda atenção voltada pra si.
Para ser um mostro sagrado ou tinha que ter uma grande beleza ou um grande talento que era emocionar o publico sem muitos gestos porque nesse teatro não é o gestual, mas como você interpreta seu texto que emociona as pessoas. O grau de introspecção desses atores é muito grande de até perde peso no palco de tão envolvido que estava no papel, na sua fala.

No romantismo não é aceito improviso nesse período só é liberado peça que tenha texto, textos rigorosos e valor poético. O herói romântico é o principal gênero representado, para entendê-lo temos que ter consciência que ele é um burguês que não nasce em berço de ouro e sim tem que conquistar tudo e a parti da sua vontade transforma o mundo. “Ele vive em conflito com a sociedade com os outros e com ele mesmo, o personagem retrata sentimentos de solidão, tristeza, desilusão que, quando ligados a conflitos amorosos tendem a resultar em situações de grande tragédia tal quais suicídios, exílios, etc”.

A prosa e o teatro Romântico
O sentimentalismo exagerado à mulher idealizada e o amor impossível são traços que marcam a prosa pode ocorrer um final feliz ou trágico, um final no qual o amor proibido vence as barreiras sociais ou que leva a morte. Um exemplo é “A Moreninha” de Joaquim Manoel que é considerado o primeiro romance.

Outras características da literatura romântica são: Flashback narrativo: é a volta no tempo para que sejam explicadas, por meio do passado, certas atitudes das personagens no presente. O amor como redenção: o amor é sempre visto como o único meio de o herói ou o vilão se redimir e se purificarem de seus erros. Idealização do herói: esse herói é em geral dotado de honra e coragem e às vezes põe a própria vida em risco para atender os apelos do coração. Idealização da mulher: essa mulher não tem opinião própria e é dominada pela emoção e obedientes, submissas seja pelos pais ou após o casamento pelo marido. Linguagem metafórica: visto que a prosa romântica tende à fantasia, é natural que haja muita descrição, comparação e metáfora, usadas para idealizar um ambiente ou uma personagem.
Os principais temas são valores como religiosidade, o individualismo, o cotidiano e a subjetividade. Os dramaturgos mais conhecidos dessa época foram Goethe e Friedrich Von Schiller.  O Vitor Hugo Também merece reconhecimento pelas renovações que levou ao teatro e em Portugal temos Almeida Garret.

Sites visitados: Diversos que até me perdi - As partes em destaques foram retiradas de alguns sites




Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Ser ou não ser, eis a questão" A questão é que resolvi ser, ser da arte do amor. Obrigada pela visita e pelos seus comentários não se acanhe fale o que pensa sobre as postagens as criticas ajudam a melhorar. OBRIGADA ☆