Quem sou eu

Minha foto
As pesquisas nesse blog são de âmbito pessoal sem pretensão acadêmica. Fiquem a vontade e continue suas pesquisas. Somos do drama a comedia. Do lúdico ao real. Da informação ao humor. da responsabilidade a loucura. Somos o Teatro de Cozinha

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Um pouco de Charlie Chaplin...

 Charlie Chaplin nasceu em Londres em 16 de Abril de 1889, foi ator, diretor, produtor, humorista, empresário, escritor, comediante, dançarino, roteirista e músico e mestre do cinema mudo notado pelo uso da mimica e da comédia pastelão que é a comédia cinematográfica utilizada muito em desenhos animados onde as tropelias e a violência física exagerada dos personagens conquistam risos ou risadas programadas, geralmente são voltadas para publico jovem. “Comédia-pastelão — baseada em sincronismo e cálculo de execução delicada: ação do personagem e risada do público — é considerada uma das tarefas mais difíceis que um ator pode enfrentar”. “São exemplos consagrados do humor” "Pastelão": Charles Chaplin, "O Gordo e o Magro" e "Os Três Patetas". 

 Charlie Chaplin era filho de artistas, o pai cantor e mãe cantora e atriz. Os pais se separaram quando Charlie tinha apenas três anos ele foi morar com mãe que logo em seguida teve um problema na Laringe fazendo com que ela deixasse a carreira e teve transtornos emocionais indo residir em um asilo. Seu pai era alcoólatra e tinha pouco contando com os filhos apesar de terem morados juntos por um tempo, o pai de Charlie Chaplin morreu de cirrose quando ele tinha doze anos.
A primeira turnê de Charlie Chaplin aos Estados Unidos foi através da trupe Fred Karno em 1910 á 1912. Sua estreia no cinema foi com o filme, Making a Living no estúdio Keystone Film Company de Mack Sennett, que não agradou muito mais foi Mabel Normand que insistiu para dar uma segunda chance a Chaplin. Normand dirigiu e escreveu os primeiros filmes de Chaplin que não gostava muito de ser dirigido por uma mulher, mas seus filmes viram um sucesso.
Foi nesse estúdio que ele cria seu primeiro personagem mais conhecido: "O Vagabundo" que aparece em seu segundo filme Kid Auto Races at Venice.
O Vagabundo é um andarilho pobretão que possui todas as maneiras refinadas e a dignidade de um cavalheiro; aparece sempre vestindo um paletó apertado, calças e sapatos desgastados e mais largos que o seu número, e um chapéu de coco; carrega uma bengala de bambu; e possui um pequeno bigode-de-broxa”. 

O estilo de Chaplin vai sendo criado nessa época através da comédia pastelão e gestos exagerados, as pantomina mais utilizadas nas comédias românticas e farsas domesticas. O publica adorava as aventuras do Vagabundo mais os críticos de plantão diziam que essas aventuras beiravam a vulgaridade. Logo depois Chaplin começa dirigir editar seus próprios filmes atingindo assim 34 filmes pelo estúdio Keystone Film e entre ele está o longa metragem Tillie's Punctured Romane.
The Kid
Em 1915 assina com outro estúdio Essanay Studios e cria obras mais audaciosas com um nível de sentimentalismo e pathos, e a duração dos filmes era duas vezes mais que no antigo estúdio. Em 1916 ele assina com a Mutual Film Corporation onde ele criaria 12 filmes é nesse estúdio que serão rodados os filmes que seriam chamados de clássicos do cinema. Saindo da Mutual assina com outro estúdio e logo mais cria o seu próprio estúdio em Hollywood fazendo agora só longas metragens como The Kid (1921), que tem o personagem Jackie Coogan na época  é considerado a primeira celebridade infantil da historia e o primeiro filme de comédia dramática. O que garantiu a sua independente profissional foi à criação de seu próprio estúdio. Mesmo com a intervenção do cinema falado em 1927, Chaplin continuou fazendo seus filmes, pois ele acreditava que o cinema era uma arte de pantomímica. 
Luzes da Cidade


Tempos Modernos
Antes de se converter ao cinema falado Chaplin criou os clássicos: Luzes da Cidade e Tempos Modernos que não possui falas mais tinham musica e efeitos sonoros.  Luzes da Cidade é reconhecida como o mais perfeito equilíbrio entre a comédia e o sentimentalismo já Tempos Modernos além de ser mudo trás falas de objetos inanimados como rádios e monitores de TV. Esse recurso era para ajudar o pessoal de 1930 a entender o filme mudo já que eles não tinham envolvimento com essa arte muda é nesse filme que ouvimos pela primeira vez a voz de Chaplin ao final do filme.

“O primeiro filme falado de Chaplin, O Grande Ditador (1940), foi um ato de rebeldia contra o ditador alemão Adolf Hitler e o nazismo, e foi lançado nos Estados Unidos um ano antes do país abandonar sua política de neutralidade e entrar na Segunda Guerra Mundial. Chaplin interpretou o papel de Adenoid Hynkel, ditador da "Tomânia", claramente baseado em Hitler e, atuando em um papel duplo, também interpretou um barbeiro judeu perseguido frequentemente por nazistas, o qual é fisicamente semelhante a  O Vagabundo.”
 Esse filme foi visto com ato de coragem ridicularizava o fascismo e o nazismo,  um protesto de Chaplin a Segunda Guerra Mundial. O grande Ditador foi indicado ao Oscar de melhor filme, melhor ator, melhor ator coadjuvante melhor trilha sonora e melhor roteiro original.
Chaplin teve grande ascensão profissional e grandes problemas amorosos durante sua vida. É muito interessante pesquisar sobre ele afundo, principalmente no livro "Charlie Chaplin, Uma biografia definida" acredito ser mais recente. Hoje em seu aniversário homenageamos apenas com seus triunfos e sua contribuição para arte, pois é isso que importa. Chaplin morreu dormindo aos 88 anos em consequência de um derrame cerebral no dia 25 de Dezembrol de1977, Suíça. Em 01 de Março de 1978 seu corpo foi roubado da sepultura por mecânicos suíços para extorqui dinheiro da família o plano não deu certo.  Chaplin é conhecido e respeitado pela sua versatilidade um ator completo um grande gênio da sétima arte falada ou não.



2 comentários:

  1. Interessante, conhecia muito pouco da história de Chaplin, obrigada por compartilhar.
    Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada há você por passar passar por aqui!! Vou dar uma espiadinha no seu. *_*

      Excluir

"Ser ou não ser, eis a questão" A questão é que resolvi ser, ser da arte do amor. Obrigada pela visita e pelos seus comentários não se acanhe fale o que pensa sobre as postagens as criticas ajudam a melhorar. OBRIGADA ☆