Quem sou eu

Minha foto
As pesquisas nesse blog são de âmbito pessoal sem pretensão acadêmica. Fiquem a vontade e continue suas pesquisas. Somos do drama a comedia. Do lúdico ao real. Da informação ao humor. da responsabilidade a loucura. Somos o Teatro de Cozinha

segunda-feira, 7 de maio de 2012

✍ *PESQUISANDOporAI* ✍ COMMEDIA DELL’ARTE



Teatro popular improvisado que começou no século XV na Itália e se desenvolveu depois na França que se manteve até  o século XVIII.  Nasceu como oposição a comédia Erudita as companhias deslocavam-se para exercer sua função de cidade em cidade e possuíam uma estrutura de esquema familiar. A origem dessa comédia é desconhecida alguns especulam que ela é herdeira das festas “ATELANAS”.Angelo Beolco um dos integrantes de uma das primeiras companhias de comédia GELOSI é considerado o percurso da Commedia dell’arte o autor dos primeiros documentos onde os personagens eram tipificados, caracterizados. Os grupos montavam o palco ao ar livre, ruas e praças publicas onde apresentavam-se  atrás de uma carroça ou utilizavam o “Carro de Tespis” um teatro móvel de antigamente utilizando também malabarismo, acrobacias, e a peça de humor improvisada utilizando um roteiro que é chamado “Carrovaccio” que possui algumas falas mas os atores tinham liberdade de criação eram somente para dar um norte na improvisação.As improvisações eram feitas encima de situações como adultério, ciúmes, velhice, amor. Os diálogos e as ações são ajustada para satirizar escândalos locais, misturado com piadas e bordões.

As características da Commedia dell’arte.
·        Apresentações em ruas e praças
·        Utilizando o cômico
·        Ridicularizam militares, prelados, banqueiros, negociantes, nobres e plebeus.
·        Objetivo entreter um grande público, provocando risos e utilizando recursos como música e dança acrobacias diálogos irônico e humor.
·        Encenação baseado na criação coletiva
·       Utilizavam máscaras que deixavam a parte inferior descoberta para melhorar a dicção e a respiração e o reconhecimento das personagens.
·       Personagens fixos tipificados, cada ator criava o seu e especializa-se tento casos de alguns atores interpretarem com esse personagem até encerrar sua carreira.
·       Explorando até o limite as características e habilidades cômicas desses personagens
·       Comportamentos dos personagens eram: O amoroso – O velho ingênuo – O soldado – O fanfarrão – O pedante – O criado astuto (Zannis)

Scaramouche – Briguela – Colombina – Polichinelo – Arlequim – Capitão Matamoros – Pantaleone. Esses são os personagem que a Commedia dell’arte celebrizou e eternizou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Ser ou não ser, eis a questão" A questão é que resolvi ser, ser da arte do amor. Obrigada pela visita e pelos seus comentários não se acanhe fale o que pensa sobre as postagens as criticas ajudam a melhorar. OBRIGADA ☆