Quem sou eu

Minha foto
As pesquisas nesse blog são de âmbito pessoal sem pretensão acadêmica. Fiquem a vontade e continue suas pesquisas. Somos do drama a comedia. Do lúdico ao real. Da informação ao humor. da responsabilidade a loucura. Somos o Teatro de Cozinha

quinta-feira, 24 de maio de 2012

✍ *PESQUISANDOporAI* ✍ SURREALISMO


Nasceu na França com forte influencia das teses de Freud, que mostra a importância do inconsciente na criatividade do ser humano.
Freud
“De acordo com Freud, o homem deve libertar sua mente da lógica imposta pelos padrões comportamentais e morais estabelecidos pela sociedade e dar vazão aos sonhos e as informações do inconsciente. O pai da psicanálise, não segue os valores sociais da burguesia como, por exemplo, o status, a família e a pátria.”

André Breton
O manifesto Surrealista marcou o inicio do movimento, foi criado pelo poeta e psiquiatra francês André Breton. Neste manifesto estão os princípios do movimento que são: ausência da lógica, adoção de uma realidade "maravilhosa" (superior), exaltação da liberdade de criação, entre outros. Os artistas surrealistas vão criar obras carregadas de humor, sonhos e contraria a lógica.
Em 1929 sai à publicação da revista A Revolução Socialista que é o segundo Manifesto Surrealista. Em 1930 são denominados como a década de expansão surrealista pelo mundo todos os campos das artes assimilavam as ideias e o estilo do surrealismo. No Brasil as ideias do surrealismo começaram em 1920 e 1930 pelo Movimento Modernista, mas em 1960 a movimento entra em crise é acaba.
Obra de Salvador Dalí - A Persistência da Memória
O movimento tem duas fases nas artes plásticas à primeira trabalha a distorção e justaposição de imagens conhecidas, Salvador Dalí era o principal representante dessa fase com sua obra mais conhecida A Persistência da Memória.  A segunda fase é a libertação da mente e trabalhar o inconsciente, sem nenhum controle da razão.

“Joan Miró e Max Ernst representam muito bem esta corrente. As telas saem com formas curvas, linhas fluidas e com muitas cores. O Carnaval de Arlequim e A Cantora Melancólica são duas pinturas de Miró que representam muito bem esta vertente do surrealismo.”

Na literatura os surrealistas rejeitam o romance e a poesia do estilo tradicional e que tenham valores sociais da burguesia. As poesias desse movimento são feitas pela livre associação de ideias, frases montadas com palavras recortadas de revista e jornais e muitas imagens e ideias do inconsciente.

“No cinema os cineastas também quebraram com o tradicionalismo cinematográfico. Demonstram uma despreocupação total com o enredo e com a história do filme. Os ideais da burguesia são combatidos e os desejos não racionais afloram. Dois filmes representativos deste gênero do cinema são Um Cão Andaluz (1928) e L'Âge D'Or (1930) de Luis Buñuel em parceria com Salvador Dalí.”
“No teatro o dramaturgo francês Antonin Artaud é o maior representante do surrealismo no teatro, através de seu teatro da crueldade”. Artaud buscava através de suas peças teatrais, livrar o espectador das regras impostas pela civilização e assim despertar o inconsciente da plateia. Um das técnicas usadas pelo dramaturgo foi unir palco e plateia, durante a realização das peças. No livro O Teatro e seu duplo, Arnaud demonstra sua teoria.
Sua obra mais conhecida é Os Cenci de 1935, onde ele conta a vida de uma família italiana durante a fase do Renascimento.
Nas décadas de 1940 e 1950, os princípios do surrealismo influenciaram o teatro do absurdo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Ser ou não ser, eis a questão" A questão é que resolvi ser, ser da arte do amor. Obrigada pela visita e pelos seus comentários não se acanhe fale o que pensa sobre as postagens as criticas ajudam a melhorar. OBRIGADA ☆