Quem sou eu

Minha foto
As pesquisas nesse blog são de âmbito pessoal sem pretensão acadêmica. Fiquem a vontade e continue suas pesquisas. Somos do drama a comedia. Do lúdico ao real. Da informação ao humor. da responsabilidade a loucura. Somos o Teatro de Cozinha

quinta-feira, 24 de maio de 2012

✍ *PESQUISANDOporAI* ✍ DADAÍSMO


Surge a parti do encontro de um grupo de refugiados (escritores e artistas plásticos), em 1916 em meio à guerra.  Com o intuito de fazer algo que chocasse a burguesia e trazendo a consequência emocional que a Primeira Guerra Mundial criou, o sentimento de revolta, de agressividade, de indignação, de instabilidade. Podemos dizer que foi primeiro Movimento Niilismo que vem do latim nihil que significa “NADA”. O próprio nome Dadaísmo não tem significado, provavelmente tem a intenção de remeter à linguagem da criança que ainda não fala.

Obra de Sophie Taeuber (1889 Davos, Suíça - 1943 Zurique, Suíça). Destacou-se como uma das principais figuras da Arte Abstrata, tendo importante participação junto ao Movimento Dada, na Suíça, e incursões pioneiras no Neoplasticismo e Construtivismo.

 “O Dadaísmo é considerado a radicalização das três vanguardas europeias anteriores: o Futurismo, o Expressionismo e o Cubismo. Os artistas desse período eram contra o capitalismo burguês e a guerra promovida com motivação capitalista. A intenção desta vanguarda é destruir os valores burgueses e a arte tradicional.”

 

A literatura desse movimento tem como característica: a agressividade verbalizada, a desordem das palavras, a incoerência, a banalização da rima, da lógica, do raciocínio. Utiliza o NONSENSE a falta de sentido da linguagem, as palavras são colocadas como surgem no pensamento com a finalidade de ridicularizar o tradicional, não deseja que arte seja conceitual, mas ao fugir dos conceitos suas obras fazem com que as pessoas criem diversos conceitos sobre algo criado.

 

TRISTAN TZARA

“Um dos principais autores e também fundador do Dadaísmo é Tristan Tzara, o qual ensina o seguinte a respeito do movimento:

Para fazer um poema dadaísta. Pegue um jornal
Pegue a tesoura. Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema.
Recorte o artigo. Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num saco. Agite suavemente.
Tire em seguida cada pedaço um após o outro.
Copie conscienciosamente na ordem em que elas são tiradas do saco.
O poema se parecerá com você.
E ei-lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do público.”

No Brasil Mario de Andrade é a referencia do dadaísmo através do seu Livro Pauliceia Desvairada, no qual ele faz um poema chamado “Ode ao burguês”.

Trecho: Ode ao burguês
“Eu insulto o burguês! O burguês-níquel,
o burguês-burguês!
A digestão bem feita de São Paulo!
O homem-curva! o homem-nádegas!
O homem que sendo francês, brasileiro, italiano,
é sempre um cauteloso pouco-a-pouco! (...)”

Mário de Andrade


Sites visitados: http://www.mundoeducacao.com.br/literatura/vanguardas-europeias.htm

 http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/expressionismo/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Ser ou não ser, eis a questão" A questão é que resolvi ser, ser da arte do amor. Obrigada pela visita e pelos seus comentários não se acanhe fale o que pensa sobre as postagens as criticas ajudam a melhorar. OBRIGADA ☆