Quem sou eu

Minha foto
As pesquisas nesse blog são de âmbito pessoal sem pretensão acadêmica. Fiquem a vontade e continue suas pesquisas. Somos do drama a comedia. Do lúdico ao real. Da informação ao humor. da responsabilidade a loucura. Somos o Teatro de Cozinha

quinta-feira, 24 de maio de 2012

✍ *PESQUISANDOporAI* ✍ FUTURISMO


 Movimento artístico e literário formado com a publicação do Manifesto Futurista do poeta italiano Filippo Tomasso em 1909. 

“Os principais sinais do futurismo eram o movimento, a velocidade, a vida moderna, a violência e a ruptura com a arte do passado, já que os adeptos do movimento rejeitavam o moralismo, o passado.”

Os artistas desse movimento engradeciam a violência e a guerra a tinha como uma limpeza do mundo. Essa vanguarda repercutiu muito forte na França e na Itália, onde diversos artistas após a Primeira Guerra Mundial  começam se identificaram com o Fascismo que surge depois da guerra.

"As pinturas refletem o mesmo ritmo e espírito da sociedade industrial. Para expressar velocidade na pintura, os artistas recorrem à repetição dos traços das figuras. Se querem mostrar muitos acontecimentos ao mesmo tempo, adaptam técnicas do Cubismo. Na escultura, os futuristas fazem trabalhos experimentais com vidro e papel e seu expoente é o pintor e escultor italiano Umberto Boccioni (1882-1916)" 

Escultora do italiano Umberto Boccioni
Na literatura as principais expressões aconteceram na poesia italiana  sempre há favor de causar politicas, os textos são marcados pela destruição da sintaxe, dos conectivos e da pontuação, substituída por símbolos matemáticos e musicais. O apego dos futuristas pelo o NOVO era tão grande que eles defendiam a destruição dos Museus e cidades antigas.

“No teatro, introduz a tecnologia nos espetáculos e tenta interagir com o público. O manifesto de Marinetti sobre teatro, de 1915, defende representações de apenas dois ou três minutos, um pequeno texto, ou nenhum texto, vários objetos em cena e poucos atores. As experiências na Itália concentram-se no teatro experimental fundado em 1922 pelo italiano Anton Giulio Bragaglia (1890-1960). Marinetti também publica uma obra dramática em 1920, Elettricità Sensuale, mesmo título de uma peça sua escrita em 1909."

No Brasil influenciou diversos artistas que depois fundaram outros movimentos modernistas, como Oswald de Andrade e Anita Malfatti teve contato com o movimento através das viagens feitas há Europa. O futurismo enfraquece depois da Primeira Guerra Mundial, mas deixa fragmentos num próximo movimento chamado Dadaísmo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Ser ou não ser, eis a questão" A questão é que resolvi ser, ser da arte do amor. Obrigada pela visita e pelos seus comentários não se acanhe fale o que pensa sobre as postagens as criticas ajudam a melhorar. OBRIGADA ☆