Quem sou eu

Minha foto
As pesquisas nesse blog são de âmbito pessoal sem pretensão acadêmica. Fiquem a vontade e continue suas pesquisas. Somos do drama a comedia. Do lúdico ao real. Da informação ao humor. da responsabilidade a loucura. Somos o Teatro de Cozinha

quarta-feira, 30 de maio de 2012

✍ *PESQUISANDOporAI* ✍ O QUE É TEATRO E ALGUMAS COISINHAS MAIS...


Em quase todas as oficinas e aulas de teatro que frequentei sempre ocorria àquela pergunta:
 O que é teatro?
 E eu ficava pensando por que essa pergunta tão fácil, foi ai que um dia me perguntaram e eu me perdi na resposta, não sabia descreve-lo e nem criar um conceito e eu sentia que a pessoa na minha frente não queria uma resposta poética do tipo é minha vida, a pessoa almejava algo tangível e teórico. Não que eu pense que o teatro dá para se definir em tese, mas segundo ARISTÓTELES o teatro é a imitação da ação já STANISLAVSKI  diz que é a arte dramática de representar a vida do espírito humano em público e em forma de arte,  e hoje eu tenho um conceito sobre teatro é a arte de contar história, mudar de vida de ambiente é arte de está e ser o que quiser  e de usar a imaginação. Talvez seja a junção de tudo isso há quem diga que é arte de mentir onde nos atores fingimos ser outra pessoa ou outra coisa e o público fingi acreditar. Abaixo segue alguns termos muito utilizado e que você  aluno ator vai ouvir muito.
Ator é aquele que pratica a ação que dá vida a sua imaginação é conduz a do publico para mesma atmosfera criada no palco e vivida.
Antagonista é o ator que se põem contra o protagonista. (Rival)
Protagonista é o ator que faz o papel principal que está em conflito. (Mocinho)
Coadjuvante é o ator que faz o papel segundaria, cuja única função é valorizar seus parceiros.
Personagem é a pessoa imaginaria que é representada, imitada pelo ator essa palavra vem do termo grego Persona.
Espectador faz parte desse jogo teatral ele é o motivo por estamos em cena é alguém que assiste o ator a representar, mas reage em alguns momentos.
Autor e dramaturgo é a pessoa que escreve texto, a peça teatral a ser encenada.
Texto é a obra literária que contém diálogos e as indicações de cena que são chamadas de Rubricas
Dramatização é a adaptação de algum texto para teatro.
Encenar é transformar, trazer para o placo o texto ou ideia. Utilizando todos os componentes do teatro para criação da cena seguindo regras próprias com o objetivo de comunicar a plateia por diversos meios tanto intelectuais como sensoriais.
Quarta parede é a parede imaginaria que separa o palco da plateia.
Ato é a divisão da peça em partes de importâncias iguais.
Espaço cênico é o termo que utilizado para se referir ao palco ou o local que acontece a atuação, encanação.
Diretor de cena é encarregado do andamento de espetáculo durante a representação, estabelece os horários e faz cumpri, comunica-se com o contra regra sobre irregularidades ou problemas de manutenção dos cenários, figurinos e adereços.
Contra regras executa a tarefa de colocar os objetos de cena e decoração do cenário, zela pela manutenção e solicita a equipe técnica os reparos necessários, dar os sinais para inicio da peça e intervalo do espetáculo, cuida dos efeitos especiais de luz e som entre outros.
Diretor (a) é aquele que da forma ao projeto do espetáculo, elabora e coordena a encenação partindo do texto do autor ou de uma ideia. Sempre auxiliado pelos atores, cenógrafo, figurinista e pela equipe técnica. Decido sobre qualquer alteração que venha ter no espetáculo.
Cenógrafo (a) aquele que cria, projeta e supervisiona a montagem de todos os ambientes e espaços necessários para cena, determina os materiais necessários, dirige e prepara, a montagem e desmontagem e remontagem dos cenários.
Figurinista Aquele (a) que cria e projeta os trajes e completos utilizados no espetáculo por atores e figurantes.
Figurantes atores que surgem como complementos da cena quando necessário para veracidade da cena.
Improvisação é uma técnica de teatro onde a ator interpreta sem preparo anterior.
Interlúdio é a música tocada entre os atos de um espetáculo com o objetivo de ilustra ou fazer a transição para outra cena. 
Bater texto é repassar o texto com seu parceiro de cena.
Setor Comercial faz comercialização do espetáculo teatral. Possuem especialista em marketing cultural (levanta recursos e patrocínio para viabilizar as montagens), produtor executivo, secretário de frente (faz a programação de tournées) e agenciadores de espetáculo entre outros.


 Pesquisa feita em diversos sites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Ser ou não ser, eis a questão" A questão é que resolvi ser, ser da arte do amor. Obrigada pela visita e pelos seus comentários não se acanhe fale o que pensa sobre as postagens as criticas ajudam a melhorar. OBRIGADA ☆